O Que São Olheiras?

Olheiras

X
  • Olheiras
  • O que é uma olheira ?
  • Como as olheiras são formadas ?
  • Quais são os diferentes tipos de olheiras
  • As possíveis evoluções das olheiras
Olheiras

Sejam elas temporárias, devido ao cansaço ou ao estresse, ou até permanentes, graças ao envelhecimento da pele, todas nós já estamos familiarizadas com as marcas escuras ou profundas que se formam debaixo dos olhos e são mais comumente conhecidas como 'olheiras'. O que são exatamente? Quais são suas causas adjacentes? Existem diferentes tipos de olheiras ou elas são as mesmas para todos?

Resumo:
•           O que é uma olheira?
•           Como as olheiras são formadas?
•           Quais são os diferentes tipos de olheiras?
•           As possíveis evoluções das olheiras

O que é uma olheira ?

Uma olheira é uma alteração na cor da pele ou um relevo debaixo dos olhos, na área localizada entre a pálpebra inferior e a parte de cima da maçã do rosto. Quando uma olheira aparece, a pele fica sem brilho e escurecida, com uma cor que varia para cada pessoa (como olheiras pretas ou violetas). Em alguns casos, a estrutura do rosto é transformada e a área dos olhos fica mais profunda.

Em geral, as olheiras dão ao rosto uma aparência mais cansada e envelhecida.

Uma situação temporária ou permanente?

Nós não somos iguais quando o assunto é a aparência das olheiras. Algumas pessoas reagem muito rapidamente, ou em longo prazo, aos fatores responsáveis pelo escurecimento da pele sob os olhos. As olheiras podem surgir e desaparecer em poucos dias, ou se estabelecerem por um longo período de tempo. A persistência das olheiras depende das causas de seu surgimento e do perfil genético de cada pessoa, mas é certo que, com a idade, elas têm a tendência de marcar o rosto por mais tempo.

Descubra também:
•           Como as olheiras são formadas?
•           Quais são os diferentes tipos de olheiras?
•           As possíveis evoluções das olheiras

Referências:
Livro - Cirurgia Estética e Funcional da Face, por Raymond Gola:
http://books.google.fr/books?id=48v1rYPhk0MC&pg=PA109&dq=les+dark circles+des+yeux&hl=fr&sa=X&ei=NM3ZUsPBE4_zoAS7_IDwDQ&ved=0CGEQ6AEwBDgK#v=onepage&q=les%20dark circles%20des%20yeux&f=false

Como as olheiras são formadas ?

Ao redor dos olhos, a pele é muito fina e, por essa razão, muito frágil. Por que ela é tão frágil? Porque somente uma pele fina torna possível uma atividade muscular significativa. Na verdade, as pálpebras executam até 10.000 picadas de olhos em um dia!

Além disso, o contorno dos olhos contém apenas pequenas quantidades de colágeno, elastina e lipídeos, substâncias que fornecem resistência e elasticidade para a pele.

Por essas razões, a área ao redor do contorno dos olhos é sensível ao envelhecimento e se deteriora mais rapidamente.

Então, quais são os fatores que causam o surgimento das olheiras?

Circulação sanguínea alterada
A cor das olheiras pode ser explicada pela má circulação sanguínea. Ao redor dos olhos, a pele é tão fina que o acúmulo de pigmento nos vasos sanguíneos é mais visível nessa região do que em qualquer outro local.

O estresse e o consumo de tabaco ou álcool têm um impacto sobre a circulação sanguínea e também estão associados ao escurecimento da pele localizada logo abaixo dos olhos.

Ter poucas horas de sono também pode causar o surgimento das olheiras. De fato, durante o sono, a circulação linfática, que garante a eliminação dos resíduos, está em pleno funcionamento. Quando você reduz o número de horas que dorme, ao mesmo tempo está limitando a eliminação dos resíduos orgânicos, que é essencial para o bom funcionamento das células.

Envelhecimento, uma causa do surgimento das olheiras

Além disso, existe o fenômeno natural do envelhecimento da pele. Ao redor dos olhos, a pele, que já é muito fina, vai ficando cada vez mais fina com o tempo. As fibras de colágeno e elastina diminuem e sua produção desacelera. A pele fica flácida, menos firme e mais fina, o contorno dos olhos fica marcado com linhas finas e exibe os vasos sanguíneos. As olheiras são reforçadas e se instalam permanentemente.

Você também deve observar que uma olheira também pode ser formada por uma mudança no volume: com o tempo, a camada da gordura cutânea fica mais fina, fazendo com que o espaço localizado logo abaixo dos olhos fique mais profundo.

Descubra também:
•           O que é uma olheira?
•           Quais são os diferentes tipos de olheiras?
•           As possíveis evoluções das olheiras

Referências:
http://globometer.com/corps-clignement.php

Website - Biotecnologias - Biologia Humana da Academia de Versailles:
http://www.genie-bio.ac-versailles.fr/IMG/pdf/2_4_b_ter_article_pourquoi_a_t_on_des_dark circles.pdf

Quais são os diferentes tipos de olheiras

Frequentemente, as olheiras podem ser divididas em duas categorias, de acordo com seu aspecto e origem.

Olheiras coloridas

Quando falamos de olheiras coloridas, as marcas escuras abaixo dos olhos apresentam os seguintes tons:

-           preto;
-           arroxeado;
-           cinza;
-           marrom amarelado.

As olheiras mais comuns surgem por causa da má circulação sanguínea. A pele, sendo muito fina nesta área, permite que sua transparência exiba os vasos sanguíneos cheios de pigmentos e toxinas acumuladas.

Esta categoria também inclui as olheiras escuras, chamadas de ‘pigmentadas’, que vão além da base da pálpebra inferior e marcam toda a circunferência do olho. Essas olheiras são, em sua maioria, de origem hereditária.

Olheiras fundas

Este tipo de olheira aparece quando a camada de gordura abaixo da pele fica mais fina com a idade. Este processo faz com que os contornos da órbita fiquem mais visíveis. A pálpebra e a maçã do rosto ficam mais evidentes, fazendo surgir um espaço.

Descubra também:
•           O que é uma olheira?
•           Como as olheiras são formadas?
•           As possíveis evoluções das olheiras

Referências:
Website Oficial da Sociedade Francesa de Medicina Plástica:
http://medecine-plastique.fr/dark circles.php

As possíveis evoluções das olheiras

As olheiras, sejam coloridas ou profundas, são acentuadas ao longo dos anos, devido ao processo natural de envelhecimento da pele que:
-           torna as olheiras debaixo dos olhos mais intensas
-           causa o aprofundamento do espaço entre a pálpebra inferior e a maçã do rosto

Se a aparência de suas olheiras não melhorar rapidamente após seu primeiro surgimento, pode ser que, após um longo processo, elas tenham surgido permanentemente. Por isso, é importante intervir antes que isso ocorra, para suavizar a aparência das olheiras ou fazer com que elas desapareçam.

Aos vinte anos
Nessa idade, as olheiras normalmente são temporárias, com exceção das olheiras pigmentadas de origem genética.

Na maioria dos casos, encontrar um estilo de vida equilibrado e ter um sono de boa qualidade ajuda a fazer com que esses sinais de cansaço desapareçam.

A partir dos trinta anos de idade
As olheiras podem persistir no rosto de uma pessoa que é relativamente jovem, dando a ela uma aparência prematuramente envelhecida.

Existem soluções diferentes para combater essas marcas. Usar cremes, por exemplo, ativa a circulação sanguínea quando você bate levemente na pele enquanto aplica o produto. Às vezes, eles disfarçam imediatamente a aparência das olheiras, graças aos difusores ópticos da luz que possuem.

Outras soluções resultantes de vários procedimentos estéticos podem melhorar as olheiras:
-           tratamento a laser; (INSERT LINK: 4.3.5.0)
-           peeling; (INSERT LINK: 4.3.4.0)
-           injeções. (INSERT LINK: 4.3.3.0)

Descubra também:
•           O que é uma olheira?
•           Como as olheiras são formadas?
•           Quais são os diferentes tipos de olheiras?

Referências:
Website - As Ciências Biológicas e as Ciências Sociais Aplicadas pela Academia de Versailles:
http://www.sbssa.ac-versailles.fr/IMG/pdf/Dossier_vieillissement_de_la_peau.pdf

MINESOL® ANTIOXIDANT – SÉRUM FPS 30

MINESOL® ANTIOXIDANT – SÉRUM FPS 30
Proteção solar diária com ação anti-idade
X
MINESOL® ANTIOXIDANT – SÉRUM FPS 30

Proteção solar diária com ação anti-idade
Descrição: MINESOL® ANTIOXIDANT é uma linha de proteção solar diária, que oferece ampla proteção UVA/UVB e ação anti-idade.
Desenvolvido com a colaboração de dermatologistas especialmente para a pele das brasileiras, protege dos raios nocivos do sol e ajuda no combate dos radicais livres, deixando a pele protegida e cuidada.
Sua fórmula contém:

  • UVA/UVB Balanceado - perfeito equilíbrio com fórmula fotoestável que garante a proteção contra queimaduras solares e envelhecimento prematuro da pele.
    Feverfew – poderoso ingrediente antioxidante que combate os radicais livres, ajudando a manter a integridade das células.
    Exclusiva Textura Sérum: leve e transparente, de rápida absorção, que deixa um toque aveludado na pele.
    Não comedogênico: protege sem obstruir os poros
    Dermatologicamente e oftalmologicamente testado.

Indicação: ROC® MINESOL® ANTIOXIDANT SÉRUM FPS 30 é ideal para quem quer se proteger do sol e das queimaduras solares, mas ao mesmo tempo ajudar na prevenção dos sinais da idade.  
Indicado para peles normais à mista e para ser aplicado na área dos olhos.
Sua textura sérum, leve e transparente, é ideal para homens com barba ou pele morena, pois não deixa resíduos.
Recomendações de Uso: Independente do tipo de pele, recomenda-se usar filtro solar diariamente.
Aplique uniformemente sobre a pele seca antes da exposição ao sol e sempre que necessário.  Reaplique a cada 2 horas se o tempo de exposição ao sol for prolongado e após nadar, secar-se com toalha, ou nos casos de sudorese intensa. Para o rosto recomenda-se aplicar pelo menos 1 colher de chá (2 mg/cm2 de pele).
O protetor solar é sempre o último cuidado com a sua pele, devendo ser aplicado após cremes anti-idade ou hidratantes, finalizando com a aplicação da maquiagem.
Formato: Sérum concentrado em bisnaga 50g.
 

Onde comprar:

Onofre

Netfarma

Conheça mais sobre a ciência ROC®: nossa filosofia, princípios, protocolos de estudos clínicos e principais ingredientes.

MINESOL® ACTIF UNIFY FPS 30

MINESOL® ACTIF UNIFY FPS 30
Proteção solar diária com uniformização da tonalidade da pele.
X
MINESOL® ACTIF UNIFY FPS 30

Proteção solar diária com uniformização da tonalidade da pele.

Descrição: MINESOL® ACTIF UNIFY é uma linha de proteção solar diária, que oferece ampla proteção UVA/UVB e auxilia na prevenção de manchas causadas pelo sol, ajudando na uniformização da tonalidade da pele. Desenvolvida por dermatologistas especialmente para a pele das brasileiras, protege e ajuda no combate às rugas e pigmentações cutâneas causadas pelos raios nocivos do sol.

Sua fórmula contém:

  • Proteção UVA/UVB balanceada e fórmula fotoestável que garante a proteção contra queimaduras solares e envelhecimento prematuro da pele (rugas e pigmentações cutâneas causadas pelo sol).
  • Total Soya: tecnologia que preserva as proteínas naturais da soja, que possuem propriedades clareadoras e auxiliam na uniformização da tonalidade da pele.
  • Resultados clinicamente comprovados
  • Fórmula oil-free com toque seco, sem fragrância: excelente cosmeticidade com textura leve e de rápida absorção
  • Não comedogênico: protege sem obstruir os poros
  • Dermatologicamente testado

Indicação: MINESOL® ACTIF UNIFY FPS 30 é Ideal para quem quer se proteger do sol, mas também cuidar das manchas causadas por ele, pois além da ampla proteção solar, auxilia na uniformização da tonalidade da pele.  

Indicado para a pele normal à mista.

Recomendações de Uso: Independente do tipo de pele, recomenda-se usar filtro solar diariamente.

Aplique uniformemente sobre a pele seca antes da exposição ao sol e sempre que necessário.  Reaplique a cada 2 horas se o tempo de exposição ao sol for prolongado e após nadar, secar-se com toalha, ou nos casos de sudorese intensa. Para o rosto recomenda-se aplicar pelo menos 1 colher de chá (2 mg/cm2 de pele).

O protetor solar é sempre o último cuidado com a sua pele, devendo ser aplicado após cremes anti-idade ou hidratantes, finalizando com a aplicação da maquiagem.

Formato: Gel Creme em bisnaga 50g.

Onde comprar:

Onofre

Netfarma

A importância da saúde da sua pele

ROC® possui uma linha completa de produtos para atender cada tipo e necessidade de pele. Com eles, você mantém o cuidado diário para promover a saúde de sua pele.

PRO-CALM

PRO-CALM: Creme de conforto extracalmante
Hidratante facial de alta tolêrancia que reduz ativamente os sintomas da pele sensibilizada e sensível e devolve a sensação de maciez e conforto.
X
PRO-CALM: Creme de conforto extracalmante

Hidratante facial de alta tolêrancia que reduz ativamente os sintomas da pele sensibilizada e sensível e devolve a sensação de maciez e conforto. 

Descrição: PRO-CALM foi desenvolvido especialmente para peles sensíveis e sensibilizadas. Possui uma fórmula de alta tolerância com a exclusiva tecnologia Feverfew PFE®, que contribui para recuperar a pele danificada, reduzindo ativamente a vermelhidão e a sensação de calor e ardor, devolvendo a sensação de conforto logo após a primeira aplicação. Possui também glicerina que, além de hidratar e deixar a pele macia, protege contra agressões externas e, com o uso contínuo, mantém uma pele mais saudável.

Comprovadamente, pode ser utilizado imediatamente após procedimento dermatológico.

Sem parabenos. Sem fragrância. Sem corantes.

Resultados Comprovados: Resultados comprovados após 4 semanas:1
Minimiza a sensação de desconforto em 90% das mulheres
Reduz a sensação de irritação em 85% das mulheres
Reduz a vermelhidão em 68% das mulheres
Proporciona uma sensação imediata de conforto em 67% das mulheres.

1Autoavaliação, 40 voluntárias, depois de 4 semanas de uso, aplicação uma vez ao dia.

Indicação: Consulte seu dermatologista para uma orientação customizada para o seu tipo de pele.

Indicado para todos os tipos de pele, especialmente peles sensíveis, sensibilizadas e secas, que apresentem os principais sintomas: vermelhidão, ardor, calor, ressecamento e textura não uniforme.

Recomendações de Uso: Aplique diariamente, de 1 a 2 vezes por dia, de manhã ou à noite, no rosto e no pescoço. Adapte a frequência de utilização de acordo com a sensibilidade de sua pele.

Se for utilizar durante o dia, recomendamos o uso combinado com o protetor solar facial.

Uso após procedimento dermatológico:
Este creme também pode ser usado logo após uma injeção dermoestética (de toxina botulínica ou ácido hialurônico), para visivelmente melhorar o conforto da pele.

Formato: 40ml

Onde comprar:

Onofre

Netfarma

Sempre surpreendente, ROC® inova mais uma vez. Com novidades desde a embalagem, desenvolvida para facilitar a aplicação, até a tecnologia moderna com anti-idade, ainda mais completa para cada tipo de pele. A nova textura dos produtos também chama a atenção e revoluciona o mercado de dermocosméticos com mais opções de tratamento.
ROC® MINESOL® OIL CONTROL Dupla ação anti-brilho: redução e controle da oleosidade da pele.
Dermatologicamente testado, o protetor solar MINESOL® OIL CONTROL oferece benefícios a mais para sua pele. Com ultraproteção contra raios UVA e UVB, a linha protege também contra a luz visível, além de controlar a oleosidade da pele. Uma ótima opção para quem busca uma pele protegida e saudável em todos os sentidos.